
Problematização e sensibilização
Orientação e conceitualização
A problematização objetiva levantar os conhecimentos prévios. Para que a etapa
de problematização seja relevante é necessário fazer com que o alunos sinta necessidade de adquirir outros conhecimentos que ainda não possuem, considerando assim, a necessidade de enfrentar os problemas. Além disso, vídeos, músicas, textos e imagem podem ser utilizados para sensibilizar os alunos, compondo a fase de orientação do ciclo investigativo.
Professor,
A etapa de problematização deverá favorecer o diálogo entre o professor e a turma, provocando reflexões e maior compreensão da realidade em que estão inseridos. O professor, ao mediar, realizará de maneira participativa, dialogada, buscando tornar o ambiente favorável para que os alunos exponham suas ideias, debatam acerca do fenômeno em questão e levante hipótese, que posteriormente serão discutidas.
As problematizações poderão ser realizadas por meio de imagens, textos, músicas ou vídeos.
Referências:
-
VIECHENESKI, Juliana Pinto; LORENZETTI, Leonir; CARLETTO, Marcia Regina. Desafios e práticas para o ensino de ciências e alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental. Atos de pesquisa em educação, v. 7, n. 3, p. 853-876, 2012
-
WILSEK, Marilei Aparecida Gionedis; TOSIN, João Angelo Pucci. Ensinar e aprender ciências no ensino fundamental com atividades investigativas através da resolução de problemas. Portal da Educação do Estado do Paraná, p. 1686-8, 2009.
