
Investigação
Experimento em sala de aula

A utilização de atividades experimentais poderão estimular e auxiliar o aluno na compreensão de conceitos e entendimento da ciência, além de despertar sua curiosidade para que possa ampliar conhecimentos científicos, bem como entender o mundo a sua volta (3).
Durante o processo de experimentação remoto ou em sala de aula, o professor deverá proporcionar aos alunos a oportunidade de realizar observação, colocar suas ideias em teste, coletar evidências e construir conclusões com base em evidências (1).
No processo de desenvolvimento de atividades práticas experimentais, os alunos discutem ideias e manipulam materiais. Ao realizar o experimento, o aluno verifica se aquilo que pensou acontece de fato, coletando dados para confirmar ou não suas crenças anteriores e estabelece explicações de forma produtiva sobre o fenômeno ocorrido. É importante que o professor compreenda que o uso de experimento nas aulas de Ciências é oportuno, porém, somente o experimento não garante o aprendizado, é necessário manter uma constância nas práticas experimentais, mesmo não havendo espaço físico como laboratório de Ciências para realizá-las. Portanto, o professor deve proporcionar oportunidades para os alunos realizarem observações, colocarem ideias em teste, coletar evidências e construírem conclusões com base nas evidências. (2)
Referências:
1. BIZZO, N.V., Mais Ciência no Ensino Fundamental: metodologia de ensino em foco. São Paulo: Editora Brasil, 2009.
2. BUENO, K.C. A utilização de recursos, procedimentos e espaços escolares nas aulas de Ciências dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do ABC, Santo André, 2017.
3. WILSEK, Marilei Aparecida Gionedis; TOSIN, João Angelo Pucci. Ensinar e aprender ciências no ensino fundamental com atividades investigativas através da resolução de problemas. Portal da Educação do Estado do Paraná, p. 1686-8, 2009.